Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Vacinação-meningite-Canoas.jpg

Secretaria da Saúde faz esclarecimento sobre caso de Meningite em Canoas

Caso é tratado como prioridade para os órgãos de saúde do município
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

A Secretaria da Saúde de Canoas informa que o caso de Meningite identificado em uma menina que estudava na escola Irmão Pedro é do tipo Meningocócica do sorogrupo C. A bactéria que causa a doença não sobrevive no ar ou nos objetos, portanto, não contamina o ambiente. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção desse tipo de Meningite. Pessoas que já foram vacinadas não precisam realizar a imunização novamente.

Desde que tomou conhecimento do caso, a Secretaria da Saúde de Canoas tem trabalhado para garantir que tanto a família quanto colegas de escola não corram risco de contaminação. A caso é tratado como prioridade pelos órgãos de saúde do município. As pessoas que tiveram contato próximo com a vítima estão sendo monitoradas, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

É claro que a morte súbita de uma jovem, que apresentava estar bem de saúde, causa preocupação e medo. No entanto, todas as medidas que estão sendo tomadas seguem protocolos do Ministério da Saúde e são aplicadas em todo o Brasil. Nada é feito com base em “achismos” ou suposições. A Secretaria da Saúde, que responde legalmente pela saúde pública, está adotando todas as atitudes para manter em segurança a população.

Em relação ao caso de meningite em Canoas, cumpre informar:

– NÃO HÁ SURTO DESTA DOENÇA NA CIDADE.

– A administração de vacina para meningococo C está no calendário vacinal do Ministério da Saúde.

– A Vigilância em Saúde já mapeou e realizou a distribuição do medicamento para realização da quimioprofilaxia para pessoas que tiveram contato próximo com a vítima. Neste momento, 37 pessoas receberam profilaxia;

– Reuniões com a comunidade escolar, para esclarecimentos e orientações com relação ao caso, a doença e as medidas recomendada e adotada;

– Acompanhamento dos contatos do caso.

O que é meningite? Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura.

Quais os sintomas da meningite? Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça severa, náuseas, vômitos confusão mental, convulsões, rigidez de nuca em pacientes mais comprometidos. Um sintoma especialmente importante é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de um ano, os sintomas são menos evidentes: febre, recusa alimentar, irritabilidade ou sonolência e prostração e, em alguns casos, abaulamento de fontanela (moleira). Os sintomas das meningites virais e bacterianas são os mesmos. Diferente das virais, a meningite bacteriana, pode ser fatal. Por esta razão pessoas com sintomas de meningite devem procurar, imediatamente, atendimento médico.

Como uma pessoa pode ser infectada pela doença? A transmissão ocorre por via respiratória e exposição prolongada. O risco é maior entre as pessoas que têm convívio íntimo com o doente, como aquelas que vivem na mesma casa ou dormem no mesmo alojamento (para as quais é recomendado o uso de medicamento para evitar outros casos).

Meu filho estudou com a vítima, mas já tomou a vacina contra a Meningite. Deve tomar novamente? Não! A imunização é feita conforme calendário vacinal. Aqueles que já foram vacinados não precisam receber doses extras.

Ainda tenho dúvidas. Como faço para me informar mais? Ligue para a Vigilância em Saúde de Canoas através do telefone (51) 3425-7681.

Atenção! O meningococo não sobrevive no ar ou nos objetos, portanto, não contamina o ambiente.

Assessoria de Comunicação