Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/WhatsApp-Image-2021-10-28-at-15.23.20.jpeg

Secretário Emerson Wendt vai a Brasília apresentar projeto de um Centro Municipal de Segurança Pública

Projeto foi apresentado ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Machado Paim
Download Imagem Original

Foto: Divulgação - Segurança Pública

Canoas vem se destacando nacionalmente pelas iniciativas na segurança pública e pela queda em todos os índices de criminalidade. Agora, mais uma iniciativa da Prefeitura de Canoas deve qualificar ainda mais o trabalho da segurança. Trata-se de um Centro Municipal de Segurança Pública, que contará com uma Academia da Guarda Civil Municipal. A proposta é que o Centro seja construído na esquina das avenidas Açucena e Boqueirão ou na Rua Santa Maria.

O projeto foi levado a Brasília pelo secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, e foi apresentado ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Machado Paim, que se comprometeu a auxiliar o município na iniciativa, principalmente, através de modelagem do projeto para obtenção dos recursos com emendas parlamentares.

“O Governo Federal sinalizou uma aceitação do projeto e a possibilidade da Academia da Guarda Civil Municipal ser referência para as guardas da Região Sul. A proposta é que a Academia seja um centro de formação e qualificação, com cursos de aperfeiçoamento aos guardas municipais. O projeto representa o fortalecimento da gestão de segurança pública municipal, e Canoas desponta entre os municípios brasileiros em iniciativas para a municipalização da segurança pública”, explica Wendt.

Além disso, Paim apresentou uma ideia do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, ainda não lançado, que deve beneficiar Canoas e, também, utilizar o Observatório de Segurança Pública como referência para instalação de outros 20, ainda em 2022, nas cidades com maiores índices de homicídio no Brasil.

A Diretoria de Gestão e Integração da Informação apresentou todos os módulos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (SINESP), especialmente, os de despacho e atendimento de ocorrência, geointeligência e de análise sobre bancos de dados de ocorrências. Uma apresentação mais aprimorada ficou agendada para ser realizada no Fórum de Segurança da Granpal, no dia 17 de novembro, em Canoas.

Ainda participaram da reunião o diretor de Políticas de Segurança Pública, Marcelo Aparecido Moreno; e o diretor da DGI- Diretoria de Gestão e Integração da Informação, Nelson Gonçalves de Souza.

Escritório de Comunicação - PMC