//
Secretários da Fazenda e Saúde de Canoas cumprem agenda em Brasília

Download Imagem Original
Foto: Divulgação
Os secretários municipais Aristeu Ismailow, da Saúde, e Luís Davi Vicensi Siqueira, da Fazenda, cumprem agendas de compromissos em Brasília. Nesta quarta-feira (15), a programação teve visita ao Ministério da Saúde e à sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
As propostas canoenses de implementação de políticas em saúde foram debatidas junto ao setor de Assuntos Orçamentários e Assessoria Parlamentar, do Ministério da Saúde. “O objetivo é acelerar o repasse de recursos aprovados pelo Ministério e que aguardam assinatura das minutas para a posterior publicação das portarias”, explica o secretário Aristeu. A oficialização dos repasses para Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, corresponde a um montante de R$ 1,2 milhão ao mês para a saúde canoense.
Os dois secretários também avançaram as negociações para convênio da Prefeitura de Canoas com a Opas. “Avançamos no debate para celebrar um Termo de Colaboração visando uma parceria entre o renomado órgão e o Município, em projetos na área especifica da Atenção Básica”, detalha Aristeu. O secretário da Fazenda Luís Davi e também interventor no Hospital Universitário (HU) iniciou as conversas, no ano passado, com o vice-presidente da Opas, Rodrigo Monrroy, para a concretização de um Termo de cooperação entre Opas e o Município de Canoas. .
No começo desta semana, ambos participaram da Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada na segunda (13) e terça-feira (14). O evento com a presença de gestores de todo País, inclusive, contou com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Houve uma renovação de governo e isso propicia você acompanhar não só esse debate, com também articulações e querer compreender como será a nova dinâmica e estar atento às novas repactuações e linhas”, acrescenta Davi.
Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC