Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/festival-paralimpico-vinicius-fonseca.jpg

Segunda edição do Festival Paralímpico 2023 ocorreu neste sábado (23)

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Fonseca - PMC

A manhã deste sábado (23) foi de esporte e celebração no Centro Olímpico Municipal (COM). Diversos canoenses, entre inscritos, familiares e voluntários, participaram do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, acompanhando e interagindo nas modalidades como, por exemplo, de futebol de cegos e vôlei sentado.

Felipe Costa Teixeira, 11 anos, é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pernambuco. “Eu sempre quis aprender bastante e a coisa mais legal que achei aqui foi o futebol e o vôlei, aprendi e me diverti muito”, comentou.

Integrante do Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paranatação, Davi Luiz, é aluno da EMEF Barão de Mauá e também participou do evento. “O Festival para mim foi um sonho! Eu gostei muito, me diverti, fiquei com meu grupo e foi muito legal”, comemorou.

O evento foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).O objetivo da ação é proporcionar a crianças e jovens de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, a prática livre de esportes adaptados, além de festejar e popularizar o paradesporto.

“O Festival Paralímpico é um evento que ocorre em todos os estados do país para crianças com e sem deficiência, onde o objetivo maior é se divertir e auxiliar na mudança da visão sobre as pessoas com deficiência. É um momento onde adultos e crianças de nossa cidade vivenciam atividades lúdicas esportivas voltadas para o Esporte Paralímpico, auxiliando a desconstruir o pré-conceito de que a deficiência é algo incapacitante. O Festival celebra a alegria, o esporte e a inclusão”, destacou o secretário adjunto da Smel, Márcio Silva.

Esta foi a segunda edição do evento no ano e celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, no dia 22.

Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Larissa Schreiber – PMC