Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/RED-05-03-2024-MUTIRAO-DE-LIMPEZA-THIAGO-GUIMARAES-13-terca-5-Capa.jpg

Segunda semana do Mutirão de Limpeza segue nos quadrantes Nordeste e Sudeste

A população pode contribuir com a limpeza da cidade, evitando jogar lixo, galhos e entulhos nas ruas Fotos: Thiago Guimarães

Na segunda semana de atuação da super força-tarefa para eliminar de vez os entulhos e galhos deixados pelo temporal de janeiro, além de descartes irregulares de lixo, o Mutirão de Limpeza seguiu nas ruas dos quadrantes Sudeste e Nordeste, nesta terça-feira (5). O cronograma de trabalho foi definido pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, com as secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além das subprefeituras.

“O pedido do prefeito Nedy, foi claro, para que tenhamos lixo zero nas ruas. Contamos com a colaboração do contribuinte, evitando jogar detritos, galhos e entulhos nas ruas, pois fica bonito para todo mundo, para o morador e para a cidade”, salienta o subprefeito Sudeste, Daniel Sawiak.

“Eu acho isso aí uma maravilha, porque pelo menos assim mantém a cidade limpa. A pena é que o povo não ajuda, porque ali, na esquina com a rua Tamoio é uma vergonha o que esse pessoal larga de coisa. Não só ali, mas em todo lugar”, relata o morador da rua Prudente de Moraes, Renato Silva. Residente na rua Vera Cruz, Sadi Bottega completa: “Interessante esta ação, muito boa! Porque com este problema do temporal atrasou tudo. Espero que volte a ser como antes, que para mim estava ótimo”. Lucilda Pires, que mora na Prudente de Moraes, também ressalta o mutirão. “Se faz necessário esta ação, pois a Prefeitura tira o lixo e as pessoas colocam de novo. Então precisa uma ação maior mesmo, para limpar tudo de uma vez só.”

Descartar lixo de forma irregular é crime!
A Prefeitura ressalta: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegar. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980 de 2005.

Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou da Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, calçadas e vias públicas. Basta mandar as imagens para o e-mail: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando também o local, a data e a hora da ocorrência.

Texto: Júlio Fontes

Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]