Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/Guarda-Municipal-de-Canoas-1.jpg

Segurança de Canoas monitora índices e traça ações para coibir a criminalidade

Guarda Municipal desempenha diferentes operações na cidade
Download Imagem Original

Foto: Divulgação/GM

O enfrentamento ao crime organizado, neste começo do ano, com o objetivo de impedir uma eventual onda de violência em Canoas, está entre as metas da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP). De acordo com o responsável pela pasta, Marcelo Pitta, os setores de inteligência do órgão monitoram os índices criminais e organizam ações práticas para coibir atos violentos na cidade. “As operações integradas qualificadas de abordagens de pessoas e veículos serão realizadas de modo constante no município. A Guarda Municipal (GM) terá um papel fundamental nesse processo. Hoje, juntamente com a Fiscalização de Trânsito, desempenha ações conjuntas com sucesso”, destaca.

Os crimes contra a vida recebem atenção especial. De acordo com o Observatório de Segurança Público de Canoas (OSPC), com quatro homicídios no período de 1º a 10 de janeiro de 2024, esse tipo de crime violento se iguala ao número de registros observados nos primeiros dez dias de janeiro do ano passado. Ainda segundo o OSPC, em janeiro de 2023 foram 11 óbitos.

Conforme o secretário Pitta, as ações operacionais da GM serão executadas com metodologias pautadas no reforço do efetivo em um trabalho conjunto com outras instituições de segurança, como Brigada Militar e Polícia Civil. Também serão utilizados recursos tecnológicos, como o cercamento eletrônico e a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

“Os dados apurados pelo nosso Observatório servem para a georreferência das ocorrências, para o emprego qualificado das operações e de efetivo nas ações ostensivas. Em resumo, mapeamos os pontos onde ocorrem os crimes e realizamos um desmembramento do local, do tipo de crime e das pessoas envolvidas. O sistema planifica estes dados e manchas nos mapas apontam onde devem agir as equipes”, explica Pitta.

Recentemente, a GM intensificou a cobertura no bairro Marechal Rondon, a partir de recentes episódios de delito na região. A corporação faz a ronda preventiva e a saturação da área com a circulação dos guardas, além da presença de viaturas por meio do programa Guarda Presente. Os locais limítrofes à Canoas serão contemplados pela integração das guardas municipais de cidades vizinhas na Operação Divisas, a fim de impedir o deslocamento de pessoas e veículos em atitude suspeita. Também o programa Amanhecer Seguro assiste à comunidade nas ruas com rondas preventivas no horário em que muitos canoenses estão indo ou retornando do trabalho.

Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca 

[addtoany]