//
Segurança renova convênios com Polícia Federal e Estado para fortalecimento das ações em Canoas
Mais um passo para a maior segurança dos canoenses ocorreu na última quarta-feira (5), com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Canoas e a Polícia Federal. A iniciativa tem como objeto a concessão de autorização de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Municipal (GM).
O acordo ficará na gerência do diretor da GM, Elizandro Silva, em conjunto com a Corregedoria do órgão, tendo em vista a necessidade do cumprimento e fiscalização das diversas cláusulas firmadas no convênio. O prazo de validade dos portes de arma de fogo concedidos será de dez anos, mediante treinamento continuado e exames psicológicos periódicos a serem realizados pela instituição.
Também houve, no mês de junho, a renovação do Termo de Cooperação Técnica para acesso ao sistema de Consultas Integradas junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), com objetivo de disponibilizar, numa mesma interface, informações de segurança pública, do Departamento de Trânsito e da Justiça, armazenadas nos mais diversos ambientes de tecnologia de informação. Esse sistema disponibiliza consultas aos dados da base civil e criminal do Estado, ferramenta indispensável no ambiente operacional.
Para Silva, a renovação dos convênios garante maior segurança para o cidadão canoense. “A Guarda Municipal comemora a disponibilidade destas duas ferramentas de suma importância, principalmente para subsidiar a atuação dos seus agentes na linha de frente e que atuam coibindo crimes e realizando o patrulhamento preventivo em todo o município”, afirma o diretor.
Escritório de Comunicação - ECOM