//
Seis integrantes da Guarda Municipal de Canoas se capacitam como Patrulheiros Táticos Romu
Download Imagem Original
Foto: Divulgação
Treinar, operar e instruir. Com esses três pilares como norte, ocorreu a formatura do 3º Curso de Patrulheiros Táticos de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), na tarde da última quarta-feira (12), na cidade de Alvorada. Seis integrantes da Guarda Municipal de Canoas concluíram a capacitação.
O instrutor Romu e guarda municipal de Canoas, Lisandro Carvalho, ressalta que o curso, realizado pela Academia de Guarda Municipal de Alvorada, está se tornando referência. “Foram somente 39 que concluíram, das 89 inscrições de pessoas de várias partes do Brasil, com servidores de várias instituições como Polícia Penal do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, guardas municipais de outras cidades e estados”, salientou.
As equipes Romu assumem um importante papel dentro das guardas municipais no patrulhamento preventivo, tanto na proteção dos espaços públicos como na atuação nos locais de maior incidência de criminalidade. Atua também no combate a crimes e infrações, em operações e em eventos com grande concentração de pessoas, sempre com o objetivo de preservar a ordem e a segurança pública. Outra instrução passada no curso é que os formandos devem ser agentes de mudança de comportamento institucional, auxiliando os comandos e os colegas nas dificuldades do dia a dia, melhorando o convívio coletivo e o tratamento com o cidadão.
Texto: Gustavo Gerlach
Edição: Carina Jung