//
Semana de volta às aulas é marcada pela entrega dos kits escolares

Download Imagem Original
Foto: Vinicius Medeiros / PMC
Na manhã desta terça-feira (18), duas cerimônias em diferentes quadrantes marcaram o processo de entrega dos kits escolares para os alunos da Educação Infantil (EMEI) e do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino. No ano letivo de 2025, de acordo com a Secretaria Municipal de Ensino (SME), os materiais escolares destinados gratuitamente para os cerca de 30 mil alunos de instituições de ensino do Município ocorrem já na primeira semana de volta às aulas. As equipes diretivas estão organizando e entregando os kits para todos os alunos da rede.
Em cerimônia realizada na EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, no bairro Mathias Velho, o prefeito de Canoas, Airton Souza, participou de entrega simbólica do kit escolar para dois alunos da escola de um dos bairros mais atingidos pela enchente de maio passado. Os estudantes Enzo Moreira, do 3º ano, e Andresa Abreu, do 7º ano, receberam o conjunto das mãos do prefeito Airton. “Nós temos um compromisso com vocês e com a educação do município. E que vocês, alunos que estão hoje aqui, possam sair muito mais preparados para o Ensino Médio e para a vida. Hoje nós vamos entregar os materiais escolares, daqui a uns dias, as mochilas para os novos estudantes da rede e, em seguida, os uniformes. Nós também queremos entregar um par de tênis, pois queremos vesti-los dos pés à cabeça”, disse, anunciando a novidade.
A diretora da EMEF Prof. Odette Freitas, Fernanda Camero também comemorou o recebimento antecipado dos itens para a destinação dos materiais nos primeiros dias de aula. “Há alguns anos, a prática de entrega demorava um pouco mais de tempo. As famílias sempre possuem diferentes investimentos no início do ano e, como os materiais das crianças já estão sendo entregues nas escolas, isso facilita todo o planejamento. A entrega será feita agora diretamente aos alunos, sem a necessidade dos pais saírem do emprego para virem buscar”, destaca.
Ainda na mesma manhã, no bairro Guajuviras, a EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera; enquanto na segunda-feira pela manhã, a EMEF Pernambuco, no bairro Niterói, e à tarde, a EMEF Assis Brasil, no Mato Grande, receberam o protocolo. Em nome da SME, a secretária adjunta pedagógica, Gisele Martins, deu algumas dicas de cuidado e preservação do material que será usado ao longo de todo o ano letivo.