Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/Reduzidas_17_09_2023_RODEIO_E_POESIA_SEMANA_FARROUPILHA_MANHA_Guilherme_Pereira-6.jpg

Semana Farroupilha de Canoas segue com shows, rodeio e concurso de comida típica

As apresentações acontecem no Multipalco e o rodeio na Cancha de Tiro de Laço, no Parque do Gaúcho
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Visitantes de todas as querências aproveitam este domingo ensolarado (17), para participar da programação da 29ª Semana Farroupilha de Canoas, que acontece até o 20 de setembro no Parque do Gaúcho, localizado no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima. Com entrada gratuita, os shows acontecem no Multipalco, tendo início às 18h com o Grupo Recuerdos. Após às 20h será a vez de Marco Lima subir ao palco e às 22h acontece o show do Tchê Guri.

O tradicionalismo está presente na vida de Rita de Cássia dos Santos 49. “Com muito amor a tradição gaúcha, há 20 anos sou dedicada ao tradicionalismo. Temos que cultivar as nossas raízes”, declarou enquanto declamava, na manhã deste domingo (17) no Multipalco, juntamente com os integrantes do CTG Brazão do Rio Grande do bairro Nossa Senhora das Graças.

A gastronomia típica gauchesca também está em destaque com a realização do concurso da Comida Campeira, que acontece às 19h, na sede da Associação das Entidades Tradicionalistas (AETC). Frederico Mombach, 37, prepara desde a noite de sábado (16) um tradicional costelão 12 horas, para saborear juntamente com os gaudérios do Piquete Mate da Amizade do bairro Fátima. “São mais de 70 quilos de carne e enquanto o costelão está na brasa temos muita prosa para contar acompanhado de muito chimarrão”, disse entusiasmado.

Rodeio Campeiro

A programação também inclui o 17º Rodeio Farroupilha de Canoas, que segue com as provas de Tiro de Laço e Vaca Parada na Cancha Tiro de Laço. Conforme o diretor campeiro da 12ª Região Tradicionalista e responsável pelos rodeios durante da 29ª Semana Farroupilha de Canoas, Igor Scherdien, as competições movimentam participantes de todo o Estado. “Superamos as nossas expectativas e ultrapassamos a nossa marca de 300 participantes. Temos muitos laçadores acampados nos arredores da cancha”, destacou. As competições seguem até este domingo.

Texto: Dayane Mascitti – PMC
Edição: Lauriane Belmonte – PMC