Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/cooperativa-reciclagem_gustavo-garbino-15.jpg

Serviço de Coleta Seletiva em Canoas passa por processo reestruturação

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino PMC

A partir do dia 1 de março, os canoenses contarão com uma novidade no serviço de coleta seletiva e reciclagem. Os contratos com os prestadores deste serviço foram renovados, ampliando o número de cooperativas que atuam na área de quatro para oito. Também será desenvolvido um grande trabalho com foco na educação ambiental.

Atualmente, as quatro cooperativas de recicladores são responsáveis por recolher, aproximadamente, 3000 toneladas de materiais por ano, e empregam cerca de 160 pessoas. Com a ampliação deste serviço, a meta para esse primeiro ano é aumentar a quantidade de materiais recolhidos para 5000 toneladas, e passar a beneficiar diretamente 320 pessoas com empregos. O investimento anual da Prefeitura de Canoas no serviço era de aproximadamente R$ 3.500.000,00, este valor passará para cerca de R$ 6.900.000,00.

A coordenadora da Cooperativa de Reciclagem Renascer, Michele Ferreira, destacou como o novo contrato vai ajudar na melhoria do serviço das cooperativas e no trabalho de conscientização junto à população. “A comunidade sabendo que o reciclado vai para as cooperativas e não para o aterro, eles separam mais e com mais qualidade. E é esse tipo de serviço que queremos fazer cada vez mais a partir de agora, educação ambiental e conscientização das pessoas”, ressaltou.

O secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, comentou sobre a importância do trabalho de reciclagem na cidade. “Uma cidade que prioriza a sustentabilidade em sua gestão plena na questão ambiental, se desafia em ampliar os serviços de coleta seletiva, em quantidade e qualidade dos serviços públicos. Além de gerar mais emprego e renda para centenas de canoenses”, destacou.

Dentro do novo contrato, está previsto também a contratação de profissionais para trabalhar exclusivamente com um projeto de educação ambiental no município, possibilitando assim atingir um número maior de residências e condomínios atendidos pelo serviço de coleta seletiva e reciclagem. O novo contrato tem duração de 5 anos, que podem ser renovados ao final do vencimento.

Para mais informações sobre locais, horários e a forma correta de fazer o descarte correto de lixo, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/coleta-seletiva/ ou entre em contato com a Diretoria de Saneamento, Resíduos e Coleta Seletiva através do telefone (51) 3465.6811 ou pelo e-mail sac.coleta@canoas.rs.gov.br.

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos: