Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/RED-15-05-24-CADASTRO-DE-ABRIGADOS-IFRS-BRUNA-OURIQUE-35.jpg

Sistemas da Prefeitura e dados das forças de segurança ajudam na identificação de desaparecidos

Programas desenvolvidos pela Prefeitura de Canoas permitiu que 97 pessoas fossem encontradas
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

O aplicativo de cadastramento de desabrigados criado pela Prefeitura de Canoas, por meio do CanoasTec e do voluntário Gabriel Soffioni, juntamente com o sistema SOS Canoas, permitiu, até a manhã desta quinta-feira (16), a identificação de 97 pessoas tidas como desaparecidas. A iniciativa já registrou mais de 4 mil moradores nos abrigos institucionais da Prefeitura. As informações obtidas estão sendo cruzadas com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da inteligência da Brigada Militar e da Polícia Civil, o que possibilita a localização dos desaparecidos.

A iniciativa busca quantificar e traçar um perfil de quem está sendo assistido pelo Município. O cadastramento está sendo realizado por professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME), que percorrem os pontos de acolhimento, coletando dados, fotografando os abrigados e colocando uma pulseira de identificação nos mesmos. A Prefeitura de Canoas reforça que este cadastramento não tem relação direta com nenhum programa social ou financiamento até este.

O questionário foi construído seguindo orientações do Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão do Governo Federal. “Esta é uma importante ferramenta para quantificarmos e traçarmos um perfil de quem está sendo assistido, além de auxiliar as forças de segurança na identificação e procura por desabrigados”, ressaltou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Melchiades Neto.

Após a coleta dos dados, será desenvolvido um sistema que reunirá informações sobre todos os atendimentos feitos pelo município para as vítimas das enchentes. “Com esse aplicativo, conseguimos ter vários dados que os governos estadual e federal solicitam sobre as pessoas que estão abrigadas, para ajudar na identificação dos desaparecidos. Também é importante para o Município ter esse mapeamento, saber as necessidades de quem está nos nossos abrigos, para poder auxiliar da melhor forma possível”, destacou Mariáh Oyarzabal, uma das professoras voluntárias.

Questionamentos que são feitos para a população

Nome
Gênero
CPF
RG
Telefone
Data Nascimento
Nome da Mãe
Endereço
Bairro
Abrigo
Data do acolhimento
Data de saída do acolhimento
Alimentação especial? Qual?
Medicamento contínuo? Qual?
Necessidades especiais? Quais?
Animais? Quantidade de Cães
Animais? Quantidade de Gatos
Animais? Outros
Menores junto? Quantidade de menor 0 a 2
Menores junto? Quantidade de menor 3 a 7
Menores junto? Quantidade de menor 8 a 12
Menores junto? Quantidade de menor 13 a 17
Sem adulto responsável
Pessoas maiores junto
Procurando alguém?
Benefício BPC
Beneficio Bolsa Familia
Situação de rua
Gestante
Deficiente
Observações
Data do Registro

Escritório de Comunicação

[addtoany]