Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/250412-14H00-Smel-ta-na-area-Vinicius-Thormann-6.jpg

Smel Tá na Área leva grande público ao Parque Getúlio Vargas

Ação ofereceu atividades esportivas, culturais e de lazer neste sábado (12)
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Um grande evento de esporte, lazer e saúde levou centenas de pessoas ao Parque Municipal Getúlio Vargas, no bairro Marechal Rondon, neste sábado (12). O 1o SMEL Tá na Área, promovido pela Diretoria de Participação, Paradesporto e Lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), em parceria com as secretarias municipais do Meio Ambiente, Bem-estar Animal, Cultura e Saúde, ofereceu uma série de atividades esportivas, culturais e de lazer para animar o fim de semana em Canoas e oferecer mais qualidade de vida para a população.

A programação teve com torneios esportivos, atrações musicais, aulão de ritmos, desafio mix academia, pista de skate, doação de mudas e ração, feira de adoção de animais, atividades recreativas para crianças, vacinação e práticas complementares como reiki e auriculoterapia. E a comunidade foi em peso aproveitar as atrações. “Para nós este é um dia muito importante. É esporte, é saúde, é educação, campeões dando exemplo de que a gente pode chegar onde a gente quiser”, disse o secretário municipal do Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira. O secretário destacou ainda que esta foi apenas a primeira edição do evento, que será levado para outras áreas da cidade no futuro. “A gente vai rodar toda a cidade. A gente quer estar em todos os cantos, levando todas as atividades esportivas que a gente tem na nossa secretaria.”

A skatista canoense Maria Lúcia Rocha de Campos, 15 anos, prestigiou o evento e passou a tarde de sábado na pista de skate do parque, acompanhada do pai, Nilson Jesus de Campos, e de outros jovens atletas. Fábio Ramos, o Fabinho, idealizador do projeto Skate Solidário, levou os jovens e crianças participantes da iniciativa para praticarem na pista, e as manobras atraíram a atenção do público.

O campeão olímpico e coordenador da APAV Vôlei Gustavo Endres participou da programação de vôlei e câmbio (uma espécie de vôlei adaptado para pessoas com mobilidade reduzida) e destacou a importância de o esporte ser acessível para toda a comunidade. “Há muito o que aprender com os os princípios e valores que o esporte nos ensina”, disse Gustavo, que participou de uma partida amistosa de câmbio entre atletas jovens e da melhor idade. A equipe da melhor idade levou a melhor na partida que antecipou o torneio da modalidade. “É muito legal a gente poder praticar esporte”, disse a estudante Manuella Dutra, 14, moradora do bairro Mato Grande e praticante de vôlei. “A gente aprende mais e vai evoluindo”, destacou o estudante e também praticante de vôlei Henrique Flores de Souza, 12, morador do bairro Niterói. “O esporte é uma forma de me manter ativa, encontrar os amigos, faz bem para tudo. A gente não tem um time, tem um grupo de amigos que se reúne para jogar”, disse a aposentada Liliane Oliveira Medeiros, 60 anos, moradora do bairro Estância Velha. Um grupo de amigos que tirou o sábado para jogar câmbio e acabou derrotando um campeão olímpico no evento da Prefeitura.

[addtoany]