Moradores dos bairros Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Igara, São José e Brigadeira, em Canoas, agora contam com um novo espaço de atendimento ao cidadão. A subprefeitura do quadrante Nordeste, responsável por atender demandas desses bairros, está funcionando em uma nova sede na Avenida Boqueirão, número 3166, bairro Estância Velha. O objetivo da mudança de espaço é proporcionar uma maior proximidade entre a população e a administração municipal, sendo este o ambiente onde o contribuinte poderá reivindicar, fazer reclamações, além de participar ativamente da melhoria dos serviços ofertados na região.
Conforme o subprefeito, Dr. Pompeu, uma das principais preocupações com relação às antigas sedes era a dificuldade de acessibilidade. “Para chegar nas salas de atendimento, o cidadão precisava subir dezenas de degraus e o prédio não possuía nenhum elevador”, explica. Além da acessibilidade universal, a atual sede possui uma galeria com duas entradas e facilidade de estacionamento.
A Subprefeitura Distrital Nordeste atua como agente facilitador, no sentido de oferecer aos moradores do quadrante uma forma de acesso mais rápida aos serviços públicos de todas as secretarias municipais e demais órgãos prestadores de serviços públicos, como a Corsan e a RGE, por exemplo. As principais ações realizadas pelas equipes da subprefeitura incluem revitalizações, manutenções e limpezas dos espaços públicos. A distrital também dispõe de um espaço cultural onde são ministradas oficinas do Programa Viver Bem, que inclui, atualmente, aulas de dança cigana. A oficina é gratuita e abertas a toda a comunidade.
Economia e eficiência
A nova sede também deve gerar uma economia aos cofres públicos. O atual valor de aluguel é 50% menor com relação ao antigo e com uma melhor estrutura. Com esta economia, a Subprefeitura Nordeste está investindo em outras ferramentas, a fim de modernizar e dar mais eficiência à prestação dos seus serviços.
“Estamos trabalhando, juntamente com o Canoastec, na aplicação de um projeto piloto de acompanhamento das solicitações dos cidadãos. Nesta ferramenta, o primeiro passo é a realização de um cadastro do morador para avaliar o perfil das solicitações, seguido de uma vistoria para o diagnóstico do problema, planejamento e a execução. Após a execução do serviço, o cidadão receberá o retorno da demanda, como um controle de satisfação”, explica o subprefeito da região, Dr. Pompeu.
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