A Prefeitura de Canoas tem avançado nas ações para garantir o ensino de qualidade das escolas públicas do município. Os investimentos no setor de educação tecnológica, principalmente, fizeram com que a Secretaria Municipal de Educação adquirisse mais 4.000 Chromebooks e 100 estações de recarga móvel. Com este número, o município chega a um total de 5.570 equipamentos à disposição de alunos e professores da rede para o ano letivo de 2022.
Os Chromebooks são dispositivos desenhados pela gigante da tecnologia Google, prioritariamente para uso educacional e fabricados por empresas parceiras, contando com um sistema operacional especialmente desenvolvido com ferramentas de administração online. A utilização da tecnologia fomentará novas possibilidades de ensino para mais de 35 mil alunos, de todas as escolas de ensino fundamental do município.
Os equipamentos são agrupados em 40 unidades e armazenados em um gabinete móvel, que, além de facilitar o transporte, também auxilia no carregamento das baterias, já que é possível abastecer todas as máquinas com um único cabo de energia. Desta forma, os professores que necessitarem dos computadores podem levá-los até as salas de aula para realizar trabalhos e pesquisas com os alunos.
A secretária de Educação, Sônia da Rosa, lembra que, cada vez mais, é preciso acompanhar os avanços tecnológicos e enxergar neles os benefícios que eles podem proporcionar. “A tecnologia amplia as possibilidades de pesquisa e busca por conhecimento. Os Chromebooks vão ao encontro desta ideia e estão sendo um importante suporte para nossos professores e alunos, potencializando o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas municipais”, explicou.
Praticidade na hora de ensinar
A professora do 3º ano da EMEF Monteiro Lobato, Jociara da Silva Silveira, lembra que a pandemia fez com que alunos e professores fossem inseridos na era digital a todo custo e que a rede veio para tomar conta do ensino em sala de aula. “As crianças tem muito mais interesse na telinha do que em uma atividade de sala de aula. Particularmente, utilizo bastante os equipamentos. Ali consigo ensinar as letras, a formar palavras, até para acessar a área interna, eles precisam fazer login e didaticamente começar a memorizar como se escreve o nome, a senha, o email corporativo que é disponibilizado para eles”, lembrou.
Emocionada, a professora marejou os olhos ao lembrar que a utilização dos Chromebooks fomenta muito a interação social. “Muitas vezes, aqueles que estão mais avançados e sabem lidar melhor com o computador, vão ajudando os outros. Alguns alunos foram mais demorados de aprender a mexer nos equipamentos, por não ter acesso em casa. Mas as crianças tem um poder enorme de aprendizado e com a abordagem correta a gente tenta sempre colocar eles no mesmo nível de quem já tem uma vida mais digital”.
Um dos alunos da escola, Caio Bravo de Freitas de 9 anos, ficou fascinado ao ser o primeiro a mexer nos novos Chromebooks. “Eu quase nunca mexia em computador. O único que tinha lá em casa era o que a minha mãe usava para trabalhar. Eu gosto muito das aulas com computador, ainda mais que tem o Elefante Letrado. Eu já li 32 livros de animais. Tem umas historinhas que no final tem uns joguinhos. Eu gosto de ler e é muito bom para eu aprender mais”.
Participação dos professores
Para garantir o envolvimento dos professores no projeto Google For Education, a Secretaria de Educação, através da Diretoria de Gestão, Inovação e Formação, ofereceu uma capacitação aos professores para o uso das ferramentas disponíveis nas contas institucionais. São cerca de 250 professores das escolas municipais de ensino fundamental que foram treinados para utilizar a plataforma.
A vice-diretora da EMEF Monteiro Lobato, Priscila Fernandes, participou da primeira turma de formação oferecida pela Google e reiterou a importância de trabalhar com a plataforma. “Desde o início quando fomos selecionados para receber o projeto todos ficamos muito ansiosos e nervosos porque era algo que almejávamos muito. Trazer para o contexto de sala de aula foi algo que nos trouxe muito medo, mas que foi fluindo ao natural. Os alunos e professores foram descobrindo. O meet foi algo muito usado, principalmente em função da pandemia. A formação foi essencial porque aprendemos ali em como lidar com todas as ferramentas que estão a nossa disposição”.
Google for Education
Os benefícios do Google for Education são inúmeros: os alunos têm maior autonomia na construção do seu conhecimento, com recursos que facilitam a aprendizagem, e a oportunidade de ampliar suas possibilidades de pesquisa e criação, em um ambiente colaborativo e em contato com diversos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar.
Os professores têm acesso a todos os conteúdos do universo Google, que deixarão as aulas mais dinâmicas, e poderão guardar todo seu material de forma segura em um espaço ilimitado.
Os computadores foram projetados, especificamente, para serem usados em escolas, pois são compartilháveis, têm bateria com longa duração, não pegam vírus, são ultra resistentes e não possuem valor comercial, uma vez que são inutilizáveis longe da escola, caso sejam roubados.
Todos os alunos e professores tem sua própria conta de e-mail, a fim de que tenham acesso às ferramentas e ao ambiente digital de ensino, que se assemelha às plataformas das universidades. Com a parceria, o Google disponibiliza, ainda, espaço ilimitado em nuvem virtual, onde os alunos podem acessar as aulas e o conteúdo mesmo depois de sair da escola.