//
Trabalho das cooperativas de reciclagem avança de forma gradual após enchentes
Download Imagem Original
Foto: SMMA/ Prefeitura de Canoas
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), destaca e apoia o trabalho das cooperativas que atuam na coleta seletiva para a preservação ambiental do município. Elas são responsáveis pela coleta e pela triagem dos resíduos recicláveis e eletroeletrônicos, evitando o encaminhamento desses materiais para aterros sanitários.
Com a retomada gradual após o período das enchentes, cinco cooperativas já estão em funcionamento: Renascer, Cooarlas, Coopersol, Coopcamate/Centro e Coopertec, que realiza a coleta de lixo eletrônico.
Situação das Cooperativas do lado Oeste
A Cooperativa Coopermag, localizada no bairro São Luís, aguarda a definição de novo local para as suas atividades, já que a sede atual não tem mais condições estruturais de atender às demandas de recebimento e triagem dos materiais.
Na Coopcamate/Mathias Velho, as ações foram transferidas para a unidade Bikeco, no Centro. O processo de limpeza já foi iniciado e em breve estarão em funcionamento integral junto com a unidade localizada na região central.
Na cooperativa Mãos Dadas, localizada no bairro Fátima, está sendo feita a limpeza da unidade e das casas dos cooperados. Os dois caminhões da organização foram afetados com a enchente e ficaram mais de 20 dias embaixo da água. Porém, a Mãos Dadas alugou um veículo em caráter de urgência para início da coleta seletiva. A previsão é de que as atividades sejam retomadas na próxima semana.
Já na cooperativa CMGC, no bairro Harmonia, os cooperados têm feito a limpeza do galpão para retomar as atividades de coleta seletiva com a maior brevidade. O caminhão da cooperativa CMGC vem sendo utilizado no recolhimento e transporte de doações.
Escritório de Comunicação