A última edição de 2021 do projeto Prefeitura na Rua (PNR) atendeu 223 canoenses no Bairro Olaria, neste sábado (18). Quem compareceu à estrutura montada na Rua Rosacruz, próxima à EMEF General Neto, pôde levar suas necessidades diretamente ao prefeito, vice-prefeito, secretários e subprefeitos, que encaminharam soluções para as demandas apresentadas. Durante o evento, o prefeito Jairo Jorge fez um balanço dos resultados obtidos nas quatro ferramentas de participação popular, oferecidas pela administração municipal desde o início deste ano. Ao todo, foram 10.863 atendimentos, de janeiro a dezembro, divididos entre os projetos Prefeitura na Rua, Prefeitura Presente, Prefeitura na Estação e Prefeitura Aberta.
“Desde o meu primeiro mandato, em 2009, já são 333 edições do Prefeitura na Rua. Retomamos o projeto neste ano para voltar a dar voz à população, ouvir as suas críticas, sugestões e reivindicações. Somando os outros três projetos, já atendemos mais de 10 mil pessoas desde o início do ano. Porque o prefeito tem que estar na rua, ao invés de ficar escondido dentro do gabinete. Nós estamos cumprindo a nossa missão e obrigação de buscar soluções para os problemas dos canoenses”, destacou.
Quem chegou cedo ao local e recebeu a ficha de número um para falar com o prefeito foi o Edmilson Tresoldi, 56 anos, que estava acompanhado da esposa e do filho recém nascido. Morador do Bairro Olaria, ele solicitou medidas para dar mais segurança no entorno da EMEF General Neto. “Pessoal está correndo muito de carro, ficou um pouco perigoso, porque tem a escola de um lado e uma creche do outro, com muito trânsito de crianças. O prefeito já encaminhou a demanda para a Secretaria de Transportes e vai verificar a possibilidade de instalar um semáforo para pedestres no local.
Moradora do Bairro Estância Velha, Ana Paula Abreu, 48 anos, também foi até o Prefeitura na Rua levar a sua reivindicação. Ela relata que solicitou castrações para os seus animais. “Eu tento vir em todas as edições do Prefeitura na Rua, porque sempre sou muito bem atendida. Já fiz a castração de seis bichinhos. Eu tenho dez. São meus companheiros. E agora solicitei a castração das três gatinhas que faltam. Fui muito bem recebida pela SEDA e já agendei as cirurgias. Tudo muito rápido e fácil, vale a pena”, ressaltou ela.
O secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, também fez um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano para cuidar das pessoas que mais precisam. Como exemplo, citou os projetos Oportunidade Canoense, Auxílio Emergencial Canoense e Canoas Juro Zero. Martini confirmou que, na próxima semana, a Prefeitura vai seguir distribuindo os cartões TEU para beneficiar os selecionados com passagens de ônibus. “Nós vamos continuar a entrega dos cartões aos selecionados no Oportunidade Canoense em quatro subprefeituras da cidade. Foram 1.529 pessoas selecionadas na primeira edição, que vão receber 80 passagens, para que possam buscar emprego e recolocação no mercado de trabalho. Em breve, também vamos distribuir os cartões para os contemplados na segunda edição. É uma medida importante para combater o desemprego e estimular a retomada do desenvolvimento econômico”, afirmou.
Ferramentas de Participação Popular
Janeiro a dezembro de 2021
Prefeitura na Rua: 33 edições e 8.679 atendimentos
Prefeitura Presente: 27 edições e 519 atendimentos
Prefeitura na Estação: 28 edições e 1.092 atendimentos
Prefeitura Aberta: 32 edições e 573 atendimentos
Prefeitura na Rua
O projeto acontece em todas as regiões do município, semanalmente, onde é montada uma mini estrutura da administração municipal para atendimento da população do bairro. Todas as solicitações, de cada área, são anotadas, protocoladas e encaminhadas para uma conclusão. Para ser atendido, é imprescindível a apresentação de documento com foto e CPF. Todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 são aplicados, obrigatoriamente, nos encontros com a população.