//
Unidade de Saúde Estância Velha amplia atendimento para casos suspeitos de dengue
A Secretaria de Saúde informa que a população atendida pela Unidade de Saúde Estância Velha (Rua São Matheus, S/N) conta com o reforço, das 16h às 19h, de um médico generalista para atender pacientes que apresentam quadro suspeito de dengue. Conforme o boletim de monitoramento de casos da doença, divulgado na terça-feira (5), dos 581 casos positivos em Canoas, 316 são de moradores do bairro Estância Velha.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, além de náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para tratar e evitar o agravamento da doença. O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir doenças como chikungunya e zika vírus.
Conforme o secretário de Saúde, Jurandir Maciel, além do reforço médico na US Estância Velha, a ideia é disponibilizar mais profissionais para atendimento na UPA Boqueirão e no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Métodos de Prevenção
Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas
Manter caixas d’água tampadas
Colocar tela nos ralos de água da chuva
Secar pneus e protegê-los da chuva
Limpar calhas da residência
Escovar os pratos (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente
Manter piscinas limpas e com água tratada
Usar repelente para o corpo e de ambiente
Telar portas e janelas das casas
Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibeli Fagundes