Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Reduzidas06.02.2024-Dedetizacao-contra-Dengue-UBS-Estancia-Velha_Amanda_Furtado-16-1-1.jpg

Unidade de Saúde Estância Velha reforça atendimento para casos suspeitos de dengue

Download Imagem Original

Foto: Amanda Furtado _PMC

Como o maior número de casos de dengue em Canoas estão concentrados na região da Unidade de Saúde Estância Velha, a Secretaria de Saúde reforçou o atendimento no local. A população cadastrada na US Estância Velha (Rua São Matheus, S/N) conta com o reforço de um médico generalista e equipe de enfermagem para atender pacientes que apresentam quadro suspeito. A Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Conforme o boletim de monitoramento de casos da doença divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde, dos 581 casos positivos de dengue em Canoas, 316 são de moradores do bairro Estância Velha. “Por esse motivo, imediatamente, reforçamos a equipe na Unidade de Saúde Estância Velha”, frisa o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. Além disso, destaca que está trabalhando para disponibilizar mais profissionais para a UPA Boqueirão e o Hospital Nossa Senhora das Graças.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença. A Secretaria de Saúde realiza um trabalho contínuo de combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue também pode transmitir doenças como chikungunya e zika vírus, com ações monitoramento, Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e pulverizações. 

Métodos de Prevenção
Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas
Manter caixas d’água tampadas
Colocar tela nos ralos de água da chuva
Secar pneus e protegê-los da chuva
Limpar calhas da residência
Escovar os pratos (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente
Manter piscinas limpas e com água tratada
Usar repelente para o corpo e de ambiente
Telar portas e janelas das casas

Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibele Fagundes