Os canoenses que forem passear pelo Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) já podem conferir uma novidade especial. Neste sábado (24), foi entregue oficialmente a revitalização do Espaço Zen, como parte da programação da Semana de Canoas. O local, situado em frente ao antigo lago do parque, é destinado à contemplação e ao relaxamento junto à natureza.
Foi realizado o plantio de mudas e canteiros, a instalação de um novo pórtico e de cercas de bambu, a limpeza completa do lago e melhorias na estrada de acesso, além do embelezamento geral do espaço. No local onde funcionava a antiga cancha de bocha, destruída com o temporal de agosto de 2022, foi instalada uma nova área de convívio da população, com bancos e plantas.
Moradora do bairro Igara, Rosimari Dutra, 53 anos, aproveitou a bela tarde para passear com a neta Manuela Machado, de 4 anos. “Esse espaço é sensacional, quase todos os sábados venho com a Manu para cá, ela adora a natureza. Agora, com essas novas melhorias ficou muito lindo, estão de parabéns pelo trabalho. Eu acho muito importante ter esses locais para que a gente possa desestressar e relaxar.”, relatou.
“O Espaço Zen foi pensado justamente para ser um local onde a população possa fugir da correria cotidiana e aproveitar a beleza natural. Essa era uma área basicamente abandonada, que aos poucos fomos melhorando e recuperando. E agora, os canoenses podem desfrutar desse belo espaço para vir tomar um chimarrão, passear com os filhos ou fazer uma meditação”, destacou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Vitor Labes.
Memorial da microexplosão
Durante o ato de entrega da revitalização, o prefeito Jairo Jorge realizou o descerramento da placa que relembra a microexplosão de agosto de 2022. O desastre ocasionou a queda de centenas de árvores no Capão do Corvo, inclusive, de um eucalipto, apelidado de “O Eucalipto Gigante”, que ainda se encontra caído no local e simboliza o memorial.