//
Vaca parada é demonstrada por canoense campeã nacional
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães - PMC
Habilidade no campo não tem idade. Rafaela Saraiva, 11 anos, moradora do bairro Mathias Velho, demonstrou isso aos estudantes e visitantes da 29ª Semana Farroupilha de Canoas, na tarde desta terça-feira (19), no Multipalco, localizado no Parque do Gaúcho, no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima.
Com o título de campeã estadual e nacional de Vaca Parada, na modalidade Prendinha, Rafaela apresentou a sua afinidade com as provas de laço, além de instruir e incentivar iniciantes e curiosos. “Desde os cinco anos, Rafaela participa das provas de laço. Ela já conquistou 100 troféus, além de medalhas e premiações em dinheiro”, declarou Taiana Saraiva, 38 anos, mãe da menina.
Lucas da Silva, 10 anos, estava entusiasmado ao participar da atividade. “Vou praticar e aprender a laçar Vaca Parada. Achei muito divertida essa prova”, disse. Conforme a diretora cultural da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Lorena Beatriz Milão Winckler, a atividade campeira integra o público e, ao mesmo tempo, mostra a vivência no campo.
Festividade
Com entrada gratuita, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas segue até esta quarta-feira (20). A programação inclui oficinas, atividades artísticas e shows de artistas tradicionalistas do Estado. Nesta terça-feira (19), às 19h, a noite de shows começa com a apresentação de O Cancioneiro, seguido de Daniel Torres, às 21h. O encerramento fica por conta do baile com Sandro Oliveira e Grupo Querência Amada, às 23h.
A programação completa pode ser conferida no site: www.canoas.rs.gov.br/29semanafarroupilha/
Texto: Dayane Mascitti – PMC
Edição: Carina Jung – PMC