//
Vacina contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 45 anos que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição
Download Imagem Original
Foto: Phillipe Guimarães/MS
A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi ampliada, passando a atender pessoas com idade entre 15 e 45 anos que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Em Canoas, a imunização pode ser feita em qualquer Unidade de Saúde aberta, das 8h às 16h.
É necessário apresentar receita de PrEP dos últimos três meses (digital ou impressa) ou prescrição com indicação da vacina HPV assinada por médico ou enfermeiro. Caso a pessoa não tenha os documentos necessários, deverá entrar em contato com o Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA), pelo WhatsApp (51) 3427-2316.
A vacina HPV quadrivalente (HPV4) confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, prevenindo as principais complicações do HPV. Pessoas em PrEP já vacinadas, com esquema completo, não deverão ser imunizadas novamente com qualquer dose. Já os pacientes previamente vacinados, mas com esquema incompleto, deverão completar o esquema vacinal.
Grupos aptos a receber a imunização:
– Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos: dose única.
– Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (pessoas vivendo com HIV e Aids, pacientes oncológicos e transplantados): três doses independentemente da idade.
– Pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual: esquema de duas doses para os de 9 a 14 anos e três doses para os de 15 a 45 anos.
Texto e edição: Escritório de Comunicação