Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/vacinação-covid-crianças_gustavo-garbino-26.jpg

Vacina HPV liberada para meninos dos 9 a 14 anos e meningocócica para adolescentes de 11 a 14 anos

Imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Atenção pais e responsáveis de meninos com idades entre nove e 14 anos. O Ministério da Saúde ampliou, de forma temporária, as idades de vacinação da vacina HPV e da vacina meningocócica dos tipos A, C, W e Y.

A partir de setembro deste ano até junho de 2023, a vacina meningocócica é indicada para adolescentes dos 11 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já o imunizante do HPV passa a ser disponibilizado para meninos dos 9 anos aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. Em Canoas, as vacinas serão aplicadas em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até às 16h45.

Importância da vacinação contra o HPV 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a vacinação contra o HPV é utilizada por mais de 100 países e, vários deles, já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos, no que diz respeito a prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV.

Dentre estas doenças estão os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais. Apesar da segurança e efetividade da vacina, são preocupantes os dados de cobertura vacinal, especialmente os referentes a segunda dose e no sexo masculino.

Da mesma forma, a vacinação da meningocócica também está diminuindo a cada ano. Esta vacina protege contra quatro tipos de meningite, dentre elas a tipo C, a de maior incidência no Brasil.
É importante lembrar que estas, assim como as demais vacinas recomendadas pelos órgão de saúde, são seguras e eficazes.

Escritório de Comunicação PMC