Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/03_07_2023-SOL-1.jpg

Verão terá tendência de calor acima da média e volumes elevados de chuva

O verão, que teve início na madrugada desta sexta-feira (22), chega com projeções de temperaturas acima da média histórica e volumes de chuva elevados no município. Segundo o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), o pico de calor está previsto para as primeiras semanas da estação, com tendência de gradual enfraquecimento ao longo dos meses seguintes.

As previsões meteorológicas de alterações nas características do clima seguem mantidas em virtude do fenômeno El Niño, que continua atuando ao longo do verão. Novas ondas de calor atípicas devem ser registradas na cidade nesse período.

“O ingrediente calor e com potencial para extremos nos meses de verão eleva o risco de tempestades intensas que poderão produzir tempo severo em Canoas, com potencial de danos e transtornos devido à chuva forte, vendavais e, até mesmo, granizo de variados tamanhos”, afirma a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

El Niño afeta características do clima

A influência do El Niño pode representar mais episódios de chuva extrema localizada com grandes volumes. Em poucas horas, essas precipitações podem ocasionar inundações repentinas e alagamentos de grande proporção. A tecnologia permite a previsão e o alerta em um curto prazo (48 a 72 horas de antecedência).

Embora o verão tenha essa projeção de chuva acima da média, a estação em si não será muito chuvosa, mas com sucessivos eventos ou pancadas de chuva que, em alguns momentos, serão torrenciais. De curta duração, em geral, ocorrem da tarde para a noite. A soma de todo o período representará volumes muito maiores do que o normal. Segundo a MetSul Meteorologia, no trimestre de verão, a média mensal de precipitação em Canoas é de 112,1 mm em dezembro; 120,7 mm no mês de janeiro e 110,8 mm em fevereiro.

Importância dos alertas
Ainda segundo Estael, os alertas e prognósticos mais detalhados são emitidos no curto prazo, mas o potencial antecipado é importante para organização e preparo do poder público para ações preventivas, assim como para adoção de estratégias de resposta a possíveis desastres. Em Canoas, a estrutura do Eclima monitora as condições do clima por meio de agentes que mantêm diálogo constante com meteorologistas.

Característica do verão
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação mais quente do ano é, habitualmente, marcada pela elevação da temperatura, dias mais longos do que as noites, chuvas mais curtas e fortes, descargas elétricas e ventos de moderados a fortes.

Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC 

[addtoany]