//
Videomonitoramento é reforço para a segurança da população
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães/PMC
Canoas vive um novo momento na segurança pública. O aumento de operações integradas, incremento no efetivo da Guarda Municipal e estudo para implantação de novas tecnologias são alguns dos passos tomados para aumentar a proteção ao canoense. Um dos principais destaques é o sistema de videomonitoramento, que auxilia todas as secretarias do município.
O sistema de câmeras, que funciona desde 2009, atua nos quatro quadrantes e é monitorado através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Canoas. Esse auxílio ajuda não só as forças de segurança, mas também na prevenção contra alagamentos, acidentes de trânsito, no contato direto com o SAMU e em caso de ocorrências e buracos nas vias.
O CICC fica aberto 24h, todos os dias da semana, através de escala de revezamento. A equipe é composta por guardas municipais, agentes de trânsito e servidores da Fundação da Brigada Militar. Os operadores passam por constantes procedimentos internos de atualização conforme novas tecnologias são incrementadas.
Novas tecnologias
Novas tecnologias de Inteligência Artificial estão sendo adquiridas e irão integrar o sistema de videomonitoramento já existente com as novas câmeras já compradas. Canoas terá softwares analíticos que farão leitura de placas, reconhecimento facial, alerta de intrusão e muitos outros recursos que vão aumentar tecnologicamente a segurança e auxiliar na prevenção de crimes na cidade. Os locais de instalação das novas câmeras serão feitas de acordo com os dados levantados pelo Observatório de Segurança de Canoas, que realiza estudos dos principais pontos que tendem a ter mais incidências no município.
Texto: Gustavo Gerlach
Edição: Carina Jung