Pacto Global de Prefeitos para Clima e Energia

Canoas é signatária do Pacto Global de Prefeitos para Clima e Energia, um compromisso do Compacto de Prefeitos. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o município recebeu um selo da coalizão global, que certifica que a cidade está efetivamente unida nos esforços para a redução do impacto da mudança climática. Esse é o maior grupo de cidades comprometidas com o desenvolvimento de baixo carbono: são 657 cidades, representando 6,81% do total da população mundial. No Rio Grande do Sul, apenas Canoas e Porto Alegre são signatárias.

Ao participar do Pacto de Prefeitos a Prefeitura de Canoas reforça o compromisso com a ação climática, levando em consideração as emissões de gases de efeito estufa e os efeitos das mudanças climáticas na cidade, criando um plano de ação que incluirá metas de redução claras e ambiciosas e implementando um sistema para medir essas emissões e monitorar os riscos climáticos.

O objetivo é que o município identifique aspectos de sustentabilidade como a pegada energética e a emissão de carbono para estabelecer medidas de mitigação e identificar pontos onde é necessário investir para reduzir consumo de energia e emissão de gases nocivos aos efeitos das mudanças climáticas.

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia foi lançado seis meses após a conferência climática de Paris, que representou uma reação poderosa dos líderes locais às urgentes mudanças climáticas.

Veja todas as cidades, no mundo, que participam do pacto e obtenha mais informações em  www.compactofmayors.org

Assista o video sobre o projeto

Michael R. Bloomber, representante do Pacto Global
na ONU (Organização das Nações Unidas)