INÚMERAS POSSIBILIDADES

Além de reunir em um único local as atividades que conjugam a inovação em sua acepção mais ampla – não só em tecnologia, mas também em ensino e pesquisa, meio ambiente, desenvolvimento social e empreendedorismo – o PCI ainda irá dispor de: 

MÚLTIPLOS ESPAÇOS EM UM ÚNICO PARQUE

Parque Tecnológico
Espaço para empresas e indústrias dos setores tecnológicos e estratégicos de Canoas e região.

Parque Social e Comunitário
Espaço de inclusão social por meio de programas de qualificação profissional, projetos de tecnologia social assistiva e ações de sustentabilidade.

Parque do Conhecimento
Espaço para empresas e indústrias dos setores tecnológicos e estratégicos de Canoas e região.

Parque Serviços
Focado na promoção de serviços especializados para as empresas, as indústrias e a comunidade.

Parque Público
Focado nos equipamentos e nos projetos de interesse do público, voltados para o cidadão.

Parque Científico
Espaço para formação e qualificação de pessoas, núcleos de universidades, laboratórios e centros de P&D.

PARQUE NATURAL

Do somatório das condicionantes da área – ambientais, urbanísticos, infraestrutura, acessibilidade, relação com o entorno, usos instalados/previstos – derivou a concepção do macrozoneamento para a Fazenda Guajuviras, que estabelece as bases para seu Plano Urbanístico e Ambiental.
A porção destinada ao Complexo Prisional, com 50 hectares, foi excluída do território estudado, o que totaliza aproximadamente 509 ha. As áreas do Aterro Sanitário e do prolongamento da rodovia BR-386, por seus usos específicos, foram computadas à parte das macrozonas, totalizando 9% da Fazenda (48 ha).

O restante do terreno foi organizado da seguinte forma: as áreas contíguas à trama urbana de Canoas, portanto, com maior interface com a dinâmica instalada e potencial, e avaliadas pelo estudo ambiental como tendo maior aptidão ao uso antrópico (biótopos A e a), compõem a Macrozona de Uso Tecnológico/Industrial, de acordo com as vocações detectadas para a região. Cabe ressaltar que estão inseridas nessa Macrozona áreas de preservação permanente, como as APPs de Banhados e seus respectivos buffers, bem como as APPs que acompanham os corpos hídricos e suas nascentes. Essa Macrozona ocupa aproximadamente 216 ha.

O território remanescente, identificado pelo estudo ambiental como apto a abrigar unidades de conservação no âmbito do município (biótopos C e c), e mais afastado das interações entre a área e a cidade, compõe a Macrozona Ambiental, que ocupa em torno de 245 ha. Dentro desse macrozoneamento, excluindo-se a área destinada ao complexo prisional, 48% da área fica destinada à conservação ambiental e 43% ao parque empresarial, tecnológico e industrial.