CRAS (Centro de Referência em Assistência Social)

Telefones e endereços dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS)

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal
descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de
serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas
de vulnerabilidade e risco social dos municípios e do DF.

O CRAS se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma
unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social
de assistência social. Entre os principais serviços oferecidos pelos CRAS do município,
estão:

a) Atendimento técnico com Assistente Social

b) Oficinas de PAIF – O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) tem por
objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e
contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Contribui para a convivência,
reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família.
Esse trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços
coletivos de escuta e troca de vivências.

c) Articula com a rede socioassistencial (educação, saúde, conselho tutelar, associações…)
maneiras de constituir uma rede de proteção social, proporcionando a melhoria das
condições de vida das famílias, possibilitando o acesso a serviços, especialmente para os
que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. O CRAS favorece a troca de
experiências e a busca de apoio e de soluções para problemas comuns.

d) Solicitação de Cestas de Alimentos Eventuais

e) Inclusão de Famílias em Programas Alimentares Contínuos (PCA – Programa de
Cidadania Alimentar e PAA – Programa de Aquisição de Alimentos)

f) Solicitação de Carteira do Idoso (60+), que garante passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com 50% de desconto, no mínimo.

g) Encaminhamento de Carteira Passe Livre (PCD – Pessoa com Deficiência) – FADERS

h) Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Auxílio Brasil e
Tarifa Social da Energia Elétrica para pessoas com baixa renda, por exemplo)

i) Solicitação de documentação civil básica (segunda via de certidão de nascimento,
casamento e óbito).

j) Encaminhamento para Benefícios de Prestação Continuada (BPC/LOAS) junto ao Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS)

k) Solicitação de Auxílio Funeral

CRAS Guajuviras – Nordeste
Abrange os bairros Guajuviras, Olaria, Estância Velha, Igara, São José e Brigadeira
Quadra R, casa 20, Setor 5
Fone: (51) 3478-4316
E-mail: cras.nordeste@canoas.rs.gov.br

CRAS Rio Branco – Sudoeste
Abrange os bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande e Ilha das Garças
Rua Montenegro, 1057 – Rio Branco
Fone: (51) 3463-1260
E-mail: cras.sudoeste@canoas.rs.gov.br

CRAS Harmonia – Noroeste 1
Abrange os bairros Harmonia e Centro
Rua Sobral Pinto 35
Fone: (51) 3452.0083
E-mail: cras.harmonia@canoas.rs.gov.br

CRAS Mathias Velho – Noroeste 2
Abrange os bairros Mathias Velho, São Luiz e Industrial
Rua São Gabriel 441 – Mathias Velho
Fone: (51) 3236-2719
E-mail: cras.mvelho@canoas.rs.gov.br

CRAS Niterói – Sudeste
Abrange os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças e Marechal Rondon
Rua Itamar de Matos Maia, ao lado do nº 1381
Fone: (51) 3236-2753
E-mail: cras.sudeste@canoas.rs.gov.br

Horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Às quartas-feiras, o atendimento vai até as 16h, devido ao expediente interno.

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