O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente de proprietários de imóveis em zonas urbanas.

Ele é fundamental para o desenvolvimento da cidade. A partir destes recursos, são realizados investimentos em obras, limpeza, segurança, saúde, educação, transportes e em muitas outras.

Ao pagar o IPTU em dia, você está contribuindo para o desenvolvimento de Canoas.

Os recursos arrecadados com o IPTU viabilizam obras de infraestrutura urbana e qualifica serviços oferecidos à população. Destaque para a execução da Perimetral Oeste, considerada a principal obra de mobilidade urbana realizada pela Prefeitura.

Pensando no bem-estar dos canoenses, uma força-tarefa retirou mais de 82 mil toneladas de lixos das ruas. Muitas vias e locais públicos também estão saindo do escuro com os trabalhos de substituição de pontos de iluminação.

As áreas de educação e saúde concentram a maior parte dos investimentos. Receberam qualificação, 212 professores para o início do ano letivo e 67 escolas passaram por reformas. Na saúde, além do cuidado especial com os serviços, a construção do Centro de Atenção à Saúde da Criança promete fazer a diferença na vida de muitas famílias.

Pagamento parcelado

O contribuinte de Canoas tem a possibilidade de quitar o IPTU de modo parcelado. O imposto pode ser pago em até oito vezes, com a primeira parcela para o dia 10 de fevereiro e o último vencimento em 10 de setembro de 2023. A opção à vista com desconto não está mais disponível.

O parcelamento não tem juros, mas é obrigatório que o contribuinte faça a adesão até o dia 10 de fevereiro.

Quem está inadimplente deve procurar a Secretaria da Fazenda e verificar as opções disponíveis para a regularização.

Clique para emitir a guia digital

Veja como encontrar o número do Cadastro Imobiliário para gerar a guia do IPTU

Parcelamento
Pode ser feito em oito vezes, sendo a primeira com vencimento em 10 de fevereiro e a última, no dia 10 de setembro de 2023.

IPTU de 2022 pendente
O contribuinte que possui pendências referentes ao imposto de 2022, se quitar a dívida de uma única vez, até o dia 31 de dezembro de 2022, terá isenção da multa e desconto de 20% nos juros. Os demais débitos dos anos anteriores, inscritos em dívida ativa, serão cobrados, encaminhados para protesto e execução judicial.

Passo a passo como emitir guia IPTU

1. Clique no botão da guia desejada
2. No campo, Inscrição/CMC, coloque o número de seu Cadastro Imobiliário
3. No campo CPF/CNPJ: coloque o número do CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro imobiliário (somente os números). Clique em próximo