Meia Passagem Escolar Canoas

Novas regras de meia passagem escolar para usuários de Ônibus convencional em Canoas (Estudantes e Profissionais da Educação)

Perguntas frequentes referentes a Lei nº 6.481 de 30 de setembro de 2021.
“Meia passagem escolar no transporte coletivo”

Tire suas Dúvidas

  • icone horário atendimento

    8h - 18h

  • icone endereço departamento

    Rua Santa Maria, 582 (questões de transporte)
    Rua Inconfidência, 205 (questões de trânsito)

  • icone e-mail

    gratuidadedepassagens@canoas.rs.gov.br

  • icone telefone para contato

    (51) 3425-7637 (51) 9 9365-9452 ou 0800 510 1234

Sou estudante, qual meu direito na utilização do transporte coletivo no Município de Canoas?

Você estudante tem direito a passagem escolar, que corresponde a 50% da tarifa em vigor no transporte coletivo.

Quantas passagens escolares tenho direito?

Você terá até 50 passagens escolares mensais para deslocar-se até o estabelecimento de ensino.

Se já tenho cartão, o que devo fazer?

Você pode renovar seu cadastro através do botão abaixo, acessando o sistema. Será necessário anexar documentos para comprovar sua adequação nas novas regras.

Podem ser carregados até 50 passagens por mês em qualquer posto de atendimento da Sogal.

O que preciso para ter direito ao benefício?

Você estudante deve cumprir todos os requisitos abaixo citados:

• Ser estudantes do ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA) ou ensino técnico profissionalizantes ou pré-vestibulares;
• Deve residir em Canoas;
• 
Ter a renda mensal per capta familiar de até um salário mínimo e meio.

Quais são os documentos que preciso apresentar?

• Atestado de matrícula;
• RG ou certidão de nascimento aos menores de idade;
• Comprovante de residência;
• Comprovação de renda familiar de até um salário mínimo e meio per capta.

Não tenho cartão, portanto, como faço para solicitar a meia passagem?

Para efetuar a solicitação, acesse o sistema clicando no botão abaixo.

Não tenho acesso à internet, como faço?

Procure a Central de Atendimento ao Cidadão – CAC no endereço R. Ipiranga, 120 – Centro – Canoas ou ainda na subprefeitura mais próxima de sua casa levando os documentos.

Meu cartão terá prazo de validade?

Sim. Você estudante terá que fazer sua renovação do benefício semestralmente.

Onde fica o atendimento da Sogal?

Para aquisição de passagens e emissão do cartão físico:

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC)
Endereço:
Rua Ipiranga, 120 – Centro, Canoas/RS
Horário: 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia)

 

Para solicitação de renovação do benefício:

Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Monte Castelo n. 340 – Nossa Senhora das Graças, Canoas/RS
Horário: 9h às 17h (sem fechar ao meio-dia)

Os profissionais da educação também terão direito?

Sim, desde que lecionem em estabelecimento no Município de Canoas ou atuem no suporte pedagógico direto às atividades de docência, incluídas as de coordenação, assessoramento pedagógico e de direção escolar.

Os profissionais da educação também terão que apresentar comprovante de renda familiar?

Não, ficam excluídos do requisito de renda estipulado aos estudantes.

Então quais são os documentos necessários que os profissionais da educação precisam apresentar?

• RG;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de lecionam em estabelecimento no Município de Canoas ou atuam no suporte pedagógico direto às atividades de docência, incluídas as de coordenação, assessoramento pedagógico e de direção escolar.

Como o profissional da educação solicita?

Se você, profissional da educação, ainda não possui o cartão, acesse o sistema clicando no botão abaixo.

Agora, se você já possui o cartão, é necessário renovar seu cadastro através do sistema, clicando no botão abaixo. Após preencher e enviar sua solicitação, dirija-se ao posto de atendimento TEU/SOGAL, localizado na Secretaria Municipal de Educação, para adquirir suas passagens.

Os cartões dos profissionais da educação e dos estudantes podem ser utilizados em quais linhas de ônibus?

Todas as linhas convencionais do município.

Estudantes e profissionais da educação podem usar o transporte seletivo?

Sim. Será debitado, do seu cartão, o valor integral da passagem.

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE COMO SOLICITAR A SUA PASSAGEM ESCOLAR?

Ligue para o número: 0800 510 1234

Ou responda o formulário abaixo com seu questionamento:

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