GOVERNANÇA E ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Canoas se mobilizou para proteger e acolher a população diante de um dos momentos mais desafi adores da humanidade: o surgimento da Covid-19. Na área da saúde, foram traçadas estratégias para a abertura de leitos, reforma de hospitais, contratação de profissionais e criação de serviços como as Centrais de Testagem e o Ambulatório Pós-Covid.
Na área social, foram desenvolvidos programas para socorrer as pessoas mais atingidas: Auxílio Emergencial Canoense, Canoas Juro Zero e Oportunidade Canoense. Tudo isso só foi possível a partir de uma gestão pública que une eficiência dos recursos e cuidado com as pessoas.
O QUE FOI REALIZADO?
Oportunidade Canoense
Foram 1.529 selecionados na primeira edição. O programa fornece 80 passagens de ônibus às pessoas que estão em busca de uma vaga de trabalho, além de cursos de qualificação profissional. Objetivo é combater o desemprego e estimular a retomada do desenvolvimento econômico. A meta é benefi ciar até 10 mil canoenses.
Canoas Juro Zero
Criado o Canoas Juro Zero, onde a Prefeitura paga o valor dos juros bancários, quando o micro empresário obtém empréstimo com instituição financeira parceira do programa. Com capacidade de atender até 5.500 empreendedores.
Auxílio Emergencial Canoense
Foram selecionadas 5 mil pessoas em cada uma das duas edições. Objetivo é auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade com o pagamento de R$ 200 por mês, R$ 96,00 no cartão TEU, cursos e prestação de serviço comunitário como contrapartida pelo auxílio.
Campanha Aglomera Não
Campanha “Aglomera Não” ajudou a conscientizar a população sobre os cuidados preventivos contra o coronavírus.
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CIDADANIA
Tirar as pessoas da invisibilidade e transformá-las em cidadãos com dignidade. Com este olhar, em 2021, foi reaberto o CRAS Niterói. Outra reabertura signifi cativa foi a do Restaurante Popular, após ter fi cado fechado por 2 anos. Foram distribuídos mais de 68 mil ranchos para famílias
carentes, dentro do programa Cesta Básica Canoense.
Em outra ação, durante 63 dias, houve acolhimento às pessoas em situação de rua no Centro Olímpico Municipal. E, para que esta acolhida fosse contínua, o Albergue Municipal passou por reforma. Também houve 11.391 atualizações do CadÚnico, e foram cadastradas 7.689 novas famílias.
O QUE FOI REALIZADO?
Dados dos CRAS Municipais
CRAS Niterói: reaberto em 6 de abril e 3.918 atendimentos
CRAS Guajuviras: redução do custo de aluguel: de R$ 6.359,73 para R$ 2.500,00 e 25.162 atendimentos
CRAS Rio Branco: 9.520 atendimentos
CRAS Mathias Velho: 17.877 atendimentos
CRAS Harmonia: 80% da reforma executada
Reabertura do Restaurante Popular
Reabertura do Restaurante Popular em 30 de abril, após 2 anos fechado. 28.791 refeições servidas.
Ações no Centro Olímpico Municipal
A Prefeitura abrigou moradores de rua e seus pets entre julho e setembro.
29.848 atendimentos: (teste Covid, alimentação, corte de cabelo, documentação, teste de visão, doação de óculos, encaminhamento para emprego)
51 mil roupas arrecadadas
2.200 quilos de alimentos distribuídos
2.254 cobertores disponibilizados
540 quilos recebidos de ração
Programa Cesta Básica Canoense
68.615 ranchos entregues pelo Cesta Escolar; Cesta Idoso; Cesta Família; Cesta Benefício Eventual, agora conhecida como Cesta Popular.
Albergue Municipal
Reorganização e humanização do espaço, aquisição de materiais e mobília. Pessoas acolhidas: 1.623.
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FERRAMENTAS DE PARTICIPAÇÃO
Diálogo transparente e constante com a comunidade. As ferramentas de participação da Prefeitura são as principais formas de comunicação direta com os moradores. É através delas que os canoenses podem levar suas demandas, necessidades, sugestões e críticas para a equipe do governo municipal. Até o dia 18 de dezembro, foram atendidos 10.863 moradores nas edições do Prefeitura Aberta, prefeitura na Estação, Prefeitura Presente e Prefeitura na Rua, sendo:
Prefeitura Aberta
32 Edições – 573 atendimentos
Prefeitura na Estação
28 Edições – 1.092 atendimentos
Prefeitura Presente
27 Edições – 519 atendimentos
Prefeitura na Rua
33 Edições – 8.679 atendimentos
O QUE FOI REALIZADO?
Prefeitura na Estação
Canoas, Mathias Velho, Niterói, Fátima e São Luís foram as estações que sediaram o Prefeitura na Estação, nas manhãs de quinta-feira, das 6h30 às 8h30.
Prefeitura na Rua
Durante o Prefeitura na Rua, foi realizada a doação de cerca de 3.000 mudas de árvores, como araçá, pitangueira e goiabeira.
Movimento Ação por Canoas (MACA)
O Movimento Ação por Canoas (MACA) realizou a venda social (R$ 0,50) de mais de 3.000 peças de roupa com o Brechó Móvel do Bem, em 21 edições do Prefeitura na Rua e também nas comunidades carentes.
Prefeitura Presente
Secretários, subprefeitos, prefeito e vice-prefeito visitaram diferentes bairros e ouviram a população e comerciantes no Prefeitura Presente.
Mutirão Solidário
O Mutirão Solidário realizou a atualização cadastral (CadÚnico) em 30 edições do Prefeitura na Rua.
Prefeitura Aberta
O Prefeitura Aberta recebeu, em 31 edições, 555 demandas de canoenses que vieram até o gabinete conversar, diretamente, com o prefeito nas tardes de segunda-feira.
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LER MAISESPORTE E LAZER
Para democratizar a prática esportiva são desenvolvidos programas de atividade física, integrando formação e cidadania. O Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS) oferece 10 modalidades. Já o Atleta Cidadão do Futuro atende crianças e jovens em três eixos: Educação, Participação e Rendimento.
Neste ano, foram abertos editais para o auxílio financeiro de atletas e paratletas e
para as competições esportivas. Houve ainda investimentos na infraestrutura com a recuperação da iluminação de quatro ginásios, revitalização das academias ao ar livre e a implantação da primeira quadra de Hóquei sobre Grama no RS e Sala de Lutas no Ginásio da Escola São Francisco, no
Bairro Mathias Velho.
O QUE FOI REALIZADO?
Atleta Cidadão do Futuro
O Programa Atleta Cidadão do Futuro contabilizou 23.529 atendimentos.
Praça da Juventude Madre Tereza de Calcutá
No loteamento João de Barro, no Bairro Niterói, foi concluída e inaugurada em novembro.
Auxílio para Atletas e Paratletas
5 paratletas e 2 atletas, entre eles, a campeã mundial de Jiu-Jitsu, Alanis Macedo dos Santos.
Quadra oficial de Hóquei sobre a grama
A primeira quadra oficial de hóquei sobre grama sintética do RS, no Bairro Igara, foi entregue à comunidade em julho.
Academias ao Ar Livre
Foram revitalizadas 31 Academias ao Ar Livre.
Recuperação de Iluminação de Ginásios
Recuperação da Iluminação de quatro ginásios: Martin Luther King, São Francisco, Centro Olímpico Municipal (foto) e Estação Cidadania.
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LER MAISEDUCAÇÃO
Mesmo que 2021 tenha sido um ano desafiador para a educação, foram muitos os investimentos para minimizar os impactos da pandemia. Plataformas digitais (Elefante Letrado e Árvore do Livro) e aulas complementares pela Ulbra TV foram disponibilizados para reforçar as práticas pedagógicas. Também foram adquiridos 4.000 Chromebooks e 100 estações de recarga para os equipamentos. Além disso, 37 Salas do Conhecimento, Salas Google, foram entregues para proporcionar um novo ambiente de tecnologia e pesquisa aos alunos e professores.
Para melhorar as estruturas escolares, seis EMEIs estão sendo completamente reformadas e a escola Alcy Paulo de Oliveira, Cica, para crianças de 0 a 5 anos, foi entregue para a comunidade. Também seis novas escolas de Ensino Fundamental estão sendo reconstruídas.
O QUE FOI REALIZADO?
Reformas e Reconstruções de Escolas
6 EMEIs: Tia Maria Lúcia, Pé de Moleque (foto), Carinha de Anjo, Vó Babali, Beija-Flor e Bem me Quer foram reformadas e 2 EMEIs (Tia Lourdes e Cara Melada) estão sendo executadas
6 EMEFs: Sete de Setembro, General Neto, Rui Cirne Lima, Walter Peracchi, Ministro Rubem Carlos Ludwig e Assis Brasil estão sendo reconstruídas
Entrega de Chromebooks
4.000 Chromebooks foram adquiridos para os alunos da rede municipal de ensino.
Salas Google
37 Salas Google foram entregues, em junho, estimulando estudantes a um novo método de pesquisa e interação.
Entrega de EMEI
A nova EMEI Alcy Paulo de Oliveira (Cica), para crianças de 0 a 5 anos, foi entregue para a comunidade do Mato Grande.
Pacto pela Alfabetização Canoas
Pacto pela Alfabetização Canoas é um programa de mobilização social pela Alfabetização das crianças na idade certa.
Elefante Eletrado e Árvore de Livros
As bibliotecas virtuais Elefante Letrado (mais de 30 mil livros para alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) e Árvore de Livros (Mais de 560 exemplares para alunos do 6º ao 9° ano) facilitaram o acesso de crianças e adolescentes à literatura. Benefício para mais de 29 mil estudantes.
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POLÍTICAS PÚBLICAS
Espaços plurais para debates e construções coletivas. Com essa preocupação, além das 21 secretarias e cinco núcleos, a Prefeitura conta com o trabalho de nove coordenadorias municipais. Esses espaços auxiliam na promoção de políticas públicas, que atendem os mais diversos setores sociais
da cidade e organizam ações que promovem o diálogo entre a Prefeitura, comunidade, conselhos e entidades representativas.
O QUE FOI REALIZADO?
Defesa Civil
Doação de mais de 100 mil peças de roupas em ações volantes para famílias em vulnerabilidade social. 4.125 metros de lonas doadas para famílias vítimas de temporais.
Igualdade Racial e Imigrantes
Referência no atendimento a imigrantes na Região Metropolitana, a Coordenadoria realizou o cadastramento e orientação de 2.396 pessoas vindas de outros países.
Mulheres
Em março, Canoas foi pioneira na assinatura do termo He For She (Eles por Elas).
Campanha Dignidade Menstrual já arrecadou e distribuiu 2.286 pacotes de absorventes em todas as Unidades de Saúde e Escolas da Rede Municipal.
Integração Institucional
Promove o diálogo junto aos Conselhos Municipais e sociedade civil..
Juventude
Em agosto, aconteceu a Semana da Juventude que reuniu 645 jovens em atividades culturais, esportivas e de orientação para o mercado de trabalho.
Projeto Juventude faz o Som, em parceria com a Secretaria da Cultura, promover aulas de violão para jovens de 12 a 17 anos, realizado no Hangar Cultural.
Idosos
Lançamento do Disque Pessoa Idosa (51.3475-2371), que até novembro atendeu mais de 1.300 demandas.
Relações Comunitárias e Atendimento ao Cidadão
Descentralização da Central de Atendimento ao Cidadão. Agora, também nas cinco subprefeituras da cidade.
Diversidades e Comunidades Tradicionais
Capacitação às equipes das Unidades de Saúde para atendimento à comunidade LGBTQIAP+. Distribuição de 25.246 preservativos
Inclusão
Fomenta ações para adequar a condução das políticaspúblicas que visem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com defi ciência e suas famílias.
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CULTURA
Canoas respira cultura e valoriza seus artistas. Em um ano ainda marcado pela pandemia da Covid-19, o Município realizou eventos tradicionais, com a exigência do passaporte vacinal, como a Semana Farroupilha e a Feira do Livro. Atualmente, promove o Natal da Transformação. Programas de incentivo cultural, como o Microcrédito, Bolsa Canoas Cultural, PIC, possibilitam, para centenas de profi ssionais da área, a chance de recomeçar.
A reabertura de equipamentos culturais como a Villa Mimosa, Casa dos Rosa, a Antiga Estação de Trem, a Biblioteca Municipal e as bibliotecas das Subprefeituras, entre outros, devolveu ao canoense o convívio com as artes e o incentivo à leitura.
O QUE FOI REALIZADO?
Natal da Transformação
• Placas fotovoltaicas geram energia limpa para manter as luzes, além de uma economia de 50 mil aos cofres públicos;
• Estrutura e decoração bancadas por empresas privadas;
• Águas dançantes, música, trenzinho, teatro, Papai Noel e muita emoção.
Parque do Gaúcho
Inauguração do Parque do Gaúcho com a conclusão e abertura da Pista de Tiro de Laço e Multipalco para shows.
Feira do Livro
37ª Feira do Livro de Canoas “26 letras e infinitas conexões” com público de 350 mil pessoas (online e presencial).
Projeto Aviãoteca
Ccomplexo cultural que terá uma aeronave transformada em biblioteca no Parque Municipal Eduardo Gomes.
Programas de incentivo cultural
Programas de incentivo cultural, como o Microcrédito, beneficiaram cerca de mil artistas canoenses, como o escritor Jairo Luiz de Souza (foto), totalizando R$ 1,05 milhão.
Semana Farroupilha
28ª Semana Farroupilha: primeira realizada de maneira híbrida no RS com um público de 780 mil pessoas entre presencial e online.
Biblioteca João Palma da Silva
Reabertura da Biblioteca João Palma da Silva e bibliotecas nas subprefeituras.